Presidente da ASMMP participa da inauguração de Data Center Modular na sede da Procuradoria-Geral de Justiça
Quinta, 16 de março de 2023 às 10:40O novo Data Center Modular do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul foi inaugurado oficialmente, na tarde desta quarta-feira (15/3), pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. O evento contou com a participação do presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Fabrício Secafen Mingati.
A abertura da solenidade foi realizada pela Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, que saudou a todos os presentes, servidores e membros da instituição, em especial, aos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação. Segundo a Secretária-Geral, estes últimos representam o que é mais importante no serviço público: dedicação, lealdade, motivação e resiliência. “Os sonhos não determinam o lugar em que você vai estar, mas produzem a força necessária para tirá-lo do lugar que está”.
A Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos, fez uma breve reflexão sobre a importância deste momento. “O Data Center não representa somente uma estrutura eficiente e moderna de gerenciamento de nosso portifólio de tecnologia da informação, mas também, e principalmente, um importante aparato de salvaguardar nossos dados. Um grande incentivo para continuarmos a trabalhar em prol da nossa sociedade”.
Emocionada, a Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação do MPMS, Myrian Raquel Rodrigues da Silva, fez uso da palavra na solenidade. “Quando nos dedicamos a fazer o nosso melhor todos os dias, o tempo nos dá autoridade no assunto. Hoje em especial, destaco a pessoa do Ângelo, que com seu jeito corajoso, responsável e comprometido, tornou-se autoridade nacional em Data Center. E não só isso, trouxe com ele toda a sua equipe. Gratidão a todos”.
Encerrando o evento, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, lembrou na sua fala sobre o investimento de longa data em tecnologia para o MPMS. “Parabéns! Porque vocês merecem. É com resultados efetivos que o recurso público se volta ao seu destinatário que é o povo. Nós não somos nada, somos apenas um caminho para servi-los, não para sermos servidos. Nós temos compromisso e responsabilidade, nós temos continuidade. Nós funcionamos muito bem como time. E essa é uma vitória de todos nós, então parabenizo desde lá de trás quem começou o investimento na tecnologia. Agradeço a todos vocês de coração”.
Estiveram presentes à solenidade também o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni; e o coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI), Promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves.
Sobre o Data Center
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, atualmente é o mais avançado centro de processamento de dados do Estado, com uma área total de 340m², que vai atender a um elevado padrão tecnológico, com cerca de 2.500 usuários em suas atividades diárias. A segurança física de dados é indispensável, sendo a obra projetada com uma estrutura resistente a tentativas de arrombamentos, impactos, incêndio, explosões, umidade e alagamento a instalações do Data Center, requisitos estes que constam nas principais normas ambientes de alta disponibilidade. O Data Center é um sistema autossustentado com equipamento do tipo de geração em fornecimento de energia, para que as manutenções possam ser feitas sem necessidade de suspensão das operações.
O novo Data Center Modular potencializa a utilização dos recursos de tecnologia da informação, aumentando a rapidez no tráfego de dados e proporciona maior segurança dos sistemas informatizados utilizados pelos membros e servidores da instituição, bem como fornece infraestrutura para a condução dos trabalhos diários de aproximadamente 2.500 usuários e alta disponibilidade de serviços para toda a sociedade sul-mato-grossense.
Confira as fotos da solenidade.
Texto: Waléria Leite - Jornalista/Assecom MPMS - editado por Assecom ASMMP
Fotos: Ana Carolina Vasques - Jornalista/Assecom MPMS